Destaques Imposto de Renda Investimentos Notícias

Como declarar LCI e LCA no Imposto de Renda

Como declarar LCI e LCA no Imposto de Renda
  • Publicado em 5 de março de 2024

Certos investimentos em renda fixa se tornam, muitas vezes, atrativos aos olhos dos investidores por serem isentos em Imposto de Renda. Isso quer dizer que não possuem tributação.

Porém, há uma confusão comum entre os contribuintes: associar a isenção à não obrigatoriedade na declaração do Imposto de Renda.

No entanto, essa não é uma verdade. Os investimentos isentos devem ser declarados, como o caso das LCIs e LCAs.

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) são emitidas por instituições financeira, cada uma com o seu objetivo.

Portanto, se esses investimentos fizeram parte da sua carteira no ano passado, confira neste artigo como declará-los da forma correta!

Boa leitura.

Declarando LCI e LCA no IRPF 2024  

  1. Acesse o Programa Gerador da Declaração (PGD IRPF): baixe a versão mais recente no site oficial da Receita Federal;
  2. Informe os dados pessoais: preencha os campos com suas informações, como nome, CPF, endereço, entre outros;
  3. Selecione a ficha “Bens e Direitos”: selecione o grupo “04- Aplicações e Investimentos”, e depois o código “03 – Títulos isentos de tributação”;
  4. Informe o CNPJ da instituição financeira emitente do informe de rendimentos no campo correspondente;
  5. Preencha o campo “Discriminação”: detalhe o tipo de aplicação, incluindo nome e o CNPJ da instituição financeira que o ativo pertence;
  6. Nos campos “Situação em 31.12.2022” e “Situação em 31.12.2023 (R$)”: informe os saldos do investimento nessas datas, constante no informe de rendimentos fornecido pela instituição financeira;

Para declarar rendimentos:

  1. Na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”: selecione a opção “12 – Rendimentos de cadernetas de poupança, letras hipotecárias, letras de crédito do agronegócio e imobiliário (LCA e LCI) e certificados de recebíveis do agronegócio e imobiliários (CRA e CRI)”;
  2. Informe os valores recebidos durante o ano-base.

Contudo, para cada título de investimento, é necessária uma declaração. Portanto, repita o processo em cada título.

Precisa de ajuda para declarar renda fixa no Imposto de Renda?

Para fazer sua declaração com mais confiança e tranquilidade, conte com o suporte de um escritório especializado em tributação dos investimentos, como a Contabilidade da Bolsa. Clique aqui para solicitar ajuda!

Written By
Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.