Gestão Patrimonial Onde Investir

Como funciona o planejamento patrimonial na prática?

Como funciona o planejamento patrimonial na prática?
  • Publicado em 26 de abril de 2023

O planejamento patrimonial funciona, na prática, como uma estratégia de gestão de patrimônio. De forma geral, ele abrange algumas áreas de atuações, como planejamento sucessório e planejamento de imigração. 

Assim, o Wealth Planning, como também é conhecido, tem como objetivo principal estruturar um patrimônio para que ele possa ser transferido aos herdeiros da forma ágil e eficaz. 

Vamos entender a seguir um pouco mais a fundo sobre esse assunto tão importante?

Boa leitura! 

Planejamento sucessório 

O planejamento sucessório costuma ser bastante procurado por investidores de alta renda, tendo em vista a complexidade do processo da sucessão de riquezas. 

Entre as principais dificuldades, destacamos a alta taxa de imposto sobre heranças no país.  

Assim, o planejamento sucessório entra como um importante aliado para a preservação do patrimônio, já que utiliza estratégias inteligentes de redução tributária por meios lícitos 

Ou seja, a utilização de ferramentas disponíveis na própria lei tributária para reduzir os impostos, uma forma lícita de driblar a Receita Federal

Nessa etapa, a empresa responsável pelo Wealth Planning pode sugerir várias soluções na medida certa para cada perfil de investidor.  

Entre elas, investimentos em previdência privada, elaboração de testamentos, contratação de seguro de vida, offshore, doações em vida com usufruto dos bens, entre outras ações. 

Planejamento de imigração  

 Outro benefício de um Wealth Planning é o planejamento de imigração, essencial para quando um membro da família decide viver no exterior, por exemplo. 

Aqui, as estratégicas têm como foco reduzir a carga tributária da transferência de ativos entre países. 

Nesse caso, uma das soluções é a abertura de uma conta 4373, que oferece uma série de vantagens fiscais para investidores não residentes. 

Planejamento de patrimônio

Por fim, o planejamento patrimonial entra como uma característica essencial do Wealth Planning.  Durante esse processo, todos os ativos e passivos do investidor ou de seus familiares são analisados. 

Assim, o principal objetivo é o equilíbrio no longo prazo, por meio de estudo detalhado do momento de vida e sugestão de várias ações. 

Entre elas, a criação de holdings, fundos exclusivos, a alteração do regime da empresa familiar e a realocação de investimentos de acordo com as oportunidades. 

Planejamento Patrimonial: o que é e como fazer Wealth Planning 

Written By
Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.