Bolsa de Valores Onde Investir

Como ganhar dinheiro com ações na Bolsa? Veja 5 dicas!

Como ganhar dinheiro com ações na Bolsa? Veja 5 dicas!
  • Publicado em 4 de janeiro de 2023

Você quer saber como ganhar dinheiro com ações na Bolsa? Essa é uma pergunta bastante comum entre os investidores, no entanto, não existe resposta mágica para ela.  

Ao contrário do que muita gente imagina, é praticamente impossível ganhar dinheiro fácil na Bolsa dentro de uma estratégia sustentável no longo prazo.  

Ou seja, ninguém fica rico do dia para noite investindo em ações.  

As pessoas com mais sucesso no mercado de ações geralmente são grandes estudiosos no assunto, com pensamento no longo prazo, e observam uma série de fatores antes de investir. 

Confira abaixo algumas dicas para começar a ganhar dinheiro com ações: 

1 – Invista com o “pé no chão” 

Antes de mais nada, tome cuidado para não perder dinheiro sem necessidade. 

O grande investidor e empreendedor Thiago Nigro, por exemplo, costuma apontar alguns aspectos que o investidor iniciante deve evitar para não ficar no prejuízo: 

  • Impaciência; 
  • Medo; 
  • Ganância; 
  • Falta de conhecimento. 

Ou seja, não tome decisões no calor da emoção, tenha calma principalmente nos momentos mais conturbados do mercado. 

Mesmo assim, não deixe de olhar fora da caixa para encontrar novas oportunidade.  

No entanto, mais uma vez, cuidado: isso não significa comprar e vender ações por impulso sem antes fazer um estudo mais aprofundado. 

Assim, para investir com mais segurança e tranquilidade, não deixe de contar com o suporte de um especialista em investimentos.  

Esse profissional estuda o mercado profundamente, sendo qualificado para te ajudar a tomar as melhores decisões. 

2 – Conheça seu perfil de investidor 

Antes de dar os primeiros passos na bolsa, faça a pergunta: será que esse é o ambiente ideal para minha tolerância ao risco? 

Mesmo com retornos que podem ser interessantes, os riscos podem ser maiores também. Assim, é precisa estar preparado para o sobe e desce do mercado.  

Dessa forma, a depender do seu perfil de investidor (conservador, moderado ou arrojados), existem cuidados a serem tomados.  Confira abaixo:

Conservador 

O investidor conservador é aquele que gosta de previsibilidade e segurança, mesmo quando isso significa ter rendimentos menores. 

Assim, ações com menos possibilidades de oscilações, como as de commodities, por exemplo, podem ser boas alternativas para esse perfil.  

Moderado 

Já o investidor com perfil moderado é um pouco mais ousado, mas sem se arriscar demais.  Para esse perfil existem diversas oportunidades, principalmente nas grandes varejistas e estatais, por exemplo. 

Arrojado 

Por outro lado, os investidores arrojados se sentem confortáveis na hora de arriscar nos investimentos.  Eles costumar apostar alto, o que pode trazer muitos lucros, mas também muitos prejuízos.

Geralmente, esse tipo de investidor é mais experientes e possui conhecimentos aprofundados sobre o mercado. 

3 – Estude bastante 

Antes de qualquer decisão, estude e pesquise tudo o que for possível sobre a empresa detentora das ações, além de analisar o mercado e o cenário macroeconômico.  

Tente entender se a empresa está bem financeira e se ela está estabelecida dentro de um setor em promissor do mercado.

4 – Foque na diversificação 

A diversificação dos investimentos dilui os riscos em ativos descorrelacionados entre si. Assim, quando um ativo cai, o outro segura a rentabilidade da carteira, equilibrando as perdas e ganhos.  

Outra dica interessante é reinvestir os retornos em mais ações ou até mesmo um outras classes de ativos.  

5 – Não invista sozinho 

Conforme falamos anteriormente, contar com o suporte de assessores de investimentos pode ser a chave de virada para aumentar suas chances de ganhar dinheiro ações na bolsa.  

Esses profissionais detém toda a expertise técnica necessária para potencializar ganhos e minimizar riscos. 

Clique aqui para falar com um especialista.
 

 

Written By
Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.