Educação Financeira Onde Investir Primeiros Passos

Como juntar dinheiro para casar em 2 anos?

Como juntar dinheiro para casar em 2 anos?
  • Publicado em 5 de janeiro de 2023

Juntar dinheiro para casar em 2 anos parece ser uma tarefa muito complicada. No entanto, com planejamento e controle de gastos, o tempo pode ser mais do que suficiente para guardar os recursos necessários para a cerimônia dos seus sonhos. 

Além do mais, você pode contar também com os lucros de investimentos financeiros para fazer suas economias renderem ainda mais. Nesse caso, vale lembrar que o prazo de dois anos entra no universo dos investimentos de curto prazo. 

Ainda assim, existem muitas alternativas no mercado financeiro que oferecem retornos mais interessantes do que deixar o dinheiro parado na conta, ou até mesmo na poupança. 

Confira abaixo algumas das alternativas:

CDB 

O CDB faz parte dos investimentos em renda fixa, considerado uma opção que oferece segurança ao investidor e uma rentabilidade mais previsível. Além disso, ele pode chegar a uma alíquota mínima de Imposto de Renda (15%) depois de 720 dias, ou seja, quase dois anos.

Tesouro Direto Selic

Considerado um dos ativos mais seguros do mercado para objetivos no curto prazo com um rendimento bom, o Tesouro Selic ainda possui alta liquidez, ou seja, pode ser retirado a qualquer momento. 

Fundos de Curto Prazo

Os fundos de investimentos de curto prazo são de baixo risco, com rentabilidade atrelada ao CDI ou à Taxa Selic. 

No caso de juntar dinheiro para casar em dois anos, procure por fundos com prazo de resgate perto desse período e com taxa de administração acessível.

Fundos multimercados

Caso seu perfil de investidor seja arrojado, vale arriscar um pouco mais nos fundos multimercados para obter rendimentos maiores. Essa opção reúne uma série de ativos, como ações na bolsa de valores, câmbio, renda fixa, etc. 

Mais uma vez, procure uma opção com prazo de resgate igual ou inferior a dois anos. 

Investimentos para casar: como fazer

Vimos nos últimos tópicos algumas opções de investimentos para acelerar os seus planos de casar em dois anos. No entanto, antes de iniciar a aplicar o seu dinheiro, leve em consideração os seguintes pontos:

  1.  liquidez (ou o tempo até retirar o dinheiro);
  2.  nível de risco;
  3.  rentabilidade. 

Ao considerar o equilíbrio entre esses três pilares, de acordo com o seu momento de vida, é possível encontrar as melhores oportunidades  de investimento para organizar seu casamento com tranquilidade.

Você pode, por exemplo, fazer os cálculos de acordo com seus objetivos:

  • Pretendo casar em 24 meses, meu perfil de investidor é conservador e preciso juntar 60 mil reais. 

Após fazer essas considerações, você terá uma ideia da liquidez, do risco e da rentabilidade que devem fazer parte da sua estratégia.

Somente então, comece a procurar por ativos do mercado que ofereçam essas características predefinidas. 

Entretanto, você ainda pode contar com a ajuda de um especialista para fazer essas contas com mais precisão. 

Assim, o planejamento financeiro para seu grande dia terá o suporte de experts no assunto, tirando das suas costas parte das preocupações com os inúmeros preparativos. 

Para falar com um especialista, clique aqui. 

Written By
Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.