Educação Financeira Mercado Notícias

Como um engenheiro pode atuar no mercado financeiro?

Como um engenheiro pode atuar no mercado financeiro?
  • Publicado em 26 de fevereiro de 2023

Um engenheiro pode atuar no mercado financeiro de várias formas, já que esse profissional possui habilidades bastante valorizadas na área.  

Além de terem um domínio aprofundado sobre estratégias matemáticas e um perfil analítico, os engenheiros possuem habilidades para solucionar casos complexos.  

Por esses motivos, eles costumam se destacar no mundo dos investimentos, tanto como investidores quanto como profissionais em empresas ligadas a esse universo.  

Neste artigo, vamos saber um pouco mais sobre as oportunidades de carreira para engenheiros nesse universo, que são muitas.  

Confira!  

1 – Engenheiro de produção  

Os profissionais formados em Engenharia de Produção possuem habilidades especiais para enxergar oportunidades de negócio em processos produtivos, incluindo empresas do mercado financeiro.  

Assim, engenheiros de produção podem atuar observando operações do mundo dos investimentos, contribuindo com melhorias de processos e produtividade.   

2 – Engenharia Civil 

 Nesse caso, os engenheiros civis podem auxiliar com avaliação de ações na Bolsa de Valores relacionadas à construção civil, avaliando os momentos oportunos para compra e venda de ativos.  

Do mesmo modo, esses profissionais têm conhecimento para avaliar ativos relacionados a imóveis, como os CRIs, LCIs e Fundos Imobiliários.  

 A facilidade de lidar com problemas matemáticos complexos também é um diferencial, tendo em vista os relatórios contábeis de grandes empresas.  

3 – Engenharia Mecânica 

 Os engenheiros mecânicos também podem atuar no mercado financeiro avaliando o desempenho de grandes corporações, já que muitas delas possuem ativos financeiros, principalmente na Bolsa de Valores.  

Isso porque esses profissionais possuem um faro apurado para identificar novas oportunidades de negócio de empresas em ascensão ou mais tecnológicas. 

4 – Engenharia Ambiental  

Os engenheiros ambientais podem se destacar no campo dos ESG – Environmental, Social and Governance, uma abordagem que vem ganhando destaque nos últimos anos.  

Com uma expertise no campo ambiental, esses profissionais podem ajudar na avaliação de empresas e ativos financeiros de acordo com seu nível de sustentabilidade, responsabilidade social e governança corporativa. 

 Caso você se encaixe nos perfis que citamos neste artigo, clique aqui e confira as vagas disponíveis na Blue3 Investimentos, uma das maiores empresas de investimentos do país. Basta clicar na aba “Trabalhe conosco”.  

Leia também: Ideias de investimentos para engenheiros 

Written By
Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.