Análises Morning Call

Condições de corte

Condições de corte
  • Publicado em 31 de maio de 2023

Sessão na Ásia começou tumultuada após números do PMI da manufatura chinesa virem abaixo do esperado, mostrando que a recuperação do gigante asiático perdeu força.

Leitura do PMI ficou em 48.8, lembrando que números inferiores a 50 mostram desaceleração.

Agenda ainda traz alguns indicadores importantes, como CPMI MNI e os relatórios Jolts, ambos nos EUA.

Na madrugada de terça para quarta, algumas commodities de vocação metálica, como cobre e minério de ferro estavam em baixa como reflexo desses dados mais fracos.

Petróleo cai abaixo dos USD 70 o barril (o que pode ensejar novos cortes por parte da Petrobrás).

Por aqui, continuam sinais mais baixistas para os juros, após novas falas do presidente do BCB, Roberto Campos Neto, comentar sobre trajetória de menor inflação.

A fala vem após IGP-M seguir em processo de deflação com leitura de -1,84% em maio, enquanto o esperado era algo próximo de -1,73%.

Os dados, somando as falas do Presidente da autarquia vem contribuindo para movimento de precificação no corte da Selic já em agosto deste ano, pelo que indica o mercado de juros futuros.

abertura-do-mercado-31-maio-its-money

Análise técnica Ibovespa

analise-tecnica-ibovespa-31-maio_its-money

O índice Ibovespa no dia de ontem encerrou o pregão em queda de -1.24%. Em um dia com uma queda um pouco mais acentuada, o índice já começa dar sinais de que uma correção mais forte ou até mesmo um novo movimento de baixa possa acontecer.

Nesse momento, o suporte mais relevante se encontra na faixa dos 106k.

Análise Técnica S&P500

analise-tecnica-S&P500-31-maio_its-money

Na sessão de ontem, o S&P500 terminou o dia estável. Após testar novamente o nível de resistência, o ativo apresentou uma boa queda depois da abertura, fechando o gap inicial.

A expectativa ainda fica para uma correção desse movimento de alta anterior e até mesmo um novo movimento de baixa para o ativo.

Análise técnica petróleo

analise-tecnica-petroleo-31-maio_its-money

O petróleo encerrou o pregão de ontem com forte queda de -4.32%. Como comentado aqui anteriormente, o ativo apresentava indícios de um novo movimento de baixa que poderia vir para perder a região dos $72.

Após o forte candle de ontem, o movimento de baixa ganhou força e o viés de queda foi reforçado para o ativo.

Análise técnica dólar

analise-tecnica-dólar-31-maio_its-money

O dólar encerrou o dia de ontem com alta de +0.37%. Dando sequência no movimento de alta, o ativo segue apresentando força compradora e deve superar a faixa dos 5.100 para reforçar o viés de alta.

Caso isso aconteça, o próximo nível de resistência está na faixa dos 5.300.

Análise técnica PETR4

analise-tecnica-petrobras-31-maio_its-money

Após um novo movimento de baixa, o ativo apresentou uma leve correção no final do dia. Dessa forma a expectativa para hoje é que o papel trabalhe em queda e busque os níveis de suporte comentados abaixo.

  • Resistências: 26.80 – 27.11 – 28.50
  • Suportes: 25.60 – 24.80 – 22.65

Análise técnica VALE3

analise-tecnica-vale-31-maio_its-money

Já VALE3 segue apresentando força vendedora e ganhando cada vez mais força no movimento de queda que tem como alvo a região dos R$60. Dessa forma, a expectativa ainda segue negativa.

  • Resistências: 67.00 – 67.5 – 68.10
  • Suportes: 63.30 – 61.90 – 60.40

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

+ 15 anos de experiência no mercado financeiro;

Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);

Credenciado pela Apimec desde 2010;

Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Lucas C. Moraes – Analista CNPI-T

Formado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários.

Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

Segundo o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

Written By
Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.