Análises Minuto Oby

Dólar sobe 1,37% após anúncio de Galípolo na direção de Política Monetária

Dólar sobe 1,37% após anúncio de Galípolo na direção de Política Monetária
  • Publicado em 8 de maio de 2023

O dólar fechou em alta (+1,37% a R$ 5,01), em sessão de recuperação da divisa americana frente a moedas de países desenvolvidos e de emergentes.

Outro fator que influenciou a cotação do real foi a indicação de Gabriel Galípolo para a diretoria de política monetária do Banco Central, com o mercado passando a colocar na conta o risco de uma possível intervenção na condução das atividades do BC.

O Ibovespa fechou em alta (+0,85% aos 106.000 pontos), contando com o impulso das empresas produtoras de commodities, reagindo às expectativas renovadas em torno do crescimento da demanda chinesa.

Além disso, os bancos também tiveram pregão positivo, com melhora na percepção sobre a instituições financeiras nos EUA e um resultado sem surpresas negativas para o Itaú no 1º trimestre do ano.

A curva de juros fechou em alta ao longo de todos os vértices, devolvendo parte dos ganhos da última semana.

Já a curva de treasuries teve dia de abertura, o que influenciou a dinâmica observada por aqui.

A indicação de Galípolo ao BC também fez parte da formação de preços, assim como foi observado no câmbio.

O clima no mercado global foi de leve aversão a riscos, com exceção das commodities, o que parece ter tido maior peso na precificação da renda fixa no Brasil, que há algumas semanas apresenta um suave movimento de queda nos juros futuros, com espaço para a correção vista hoje

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.