Análises Morning Call

É na China, novamente!

É na China, novamente!
  • Publicado em 9 de maio de 2023

Mercados abrem em leve queda hoje nos EUA e Europa, após indicador de importações da China apresentar desaceleração, levantando alguma preocupação com atividade por lá.

As importações na China recuaram 7,9% enquanto o mercado esperava algo em torno de 0,2% de queda.

Investidores também assumem postura de espera enquanto não sai dado do CPI nos EUA amanhã, que deve dar os primeiros indicativos dos movimentos futuros do FED.

O mercado tem precificado manutenção no patamar de juros por lá, com queda nas taxas ainda para esse ano.

No lado das commodities, petróleo reage a notícia negativa das importações na China e apresenta leve correção, minério de ferro segue o mesmo caminho, porém com queda mais contundente na bolsa de Singapura.

No mercado local, mercado acompanha a divulgação da atado Copom, que foi realizado na semana passada, mantendo juros no atual patamar.

Os investidores também acompanham a nomeação de Galípolo para diretoria do BC, que tem estressado parte da curva, pela postura notadamente heterodoxa na economia, mais alinhada ao atual governo.

abertura-do-mercado-09-maio-its-money

Análise técnica Ibovespa

analise-tecnica-ibovespa-09-maio_its-money

No dia de ontem, o índice Ibovespa fechou com alta de +0.85%. Dentro de um viés mais positivo, o IBOV segue apontando para cima. Porém, não podemos descartar a forte região de resistência que se aproxima 106-108k.

Assim, caso o IBOV respeite essa faixa de preço podemos ter um movimento um pouco mais lateralizado nos próximos dias.

Análise técnica S&P500

analise-tecnica-petroleo-09-maio_its-money

No mercado americano, o S&P500 teve um dia de leve alta fechando em +0.05%. Ainda dentro de um movimento de correção o índice americano segue com bastante dificuldade para superar a resistência dos 4.200.

Dessa forma, a maior probabilidade é que o ativo volte para testar os 4.000 nos próximos movimentos. Caso consiga romper a região de resistência o viés positivo é retomado para o índice.

Análise técnica petróleo

analise-tecnica-dólar-09-maio_its-money

O petróleo fechou o dia com leve alta de +0.15%. Dentro de um movimento de correção da queda anterior, o ativo pode encontrar defesa de preço na região dos $80.

Assim, caso o petróleo ganhe força novamente na ponta vendedora a expectativa é que o ativo perca a região de suporte dos $72.

Análise técnica dólar

analise-tecnica-petroleo-07-maio1_its-money

O dólar fechou o dia em forte alta de +1.11%. Apesar do dia bem direcional, o ativo ainda segue dentro do movimento de correção.

Caso continue ganhando força na ponta compradora, podemos ter um novo sinal de fundo no gráfico diário. Esse sinal aumentaria consideravelmente a probabilidade de o ativo retornar para o patamar dos 5.300.

Análise técnica PETR4

analise-tecnica-petrobras-09-maio1_its-money

Ainda dentro do movimento de alta, PETR4 segue testando níveis importantes de resistência. A expectativa para o ativo é que uma correção um pouco mais profunda aconteça até os níveis de suporte destacados abaixo.

  • Resistências: 24.51 – 24.70 – 25.10
    Suportes: 22.65 – 21.90 – 20.80

Análise técnica VALE3

analise-tecnica-vale-09-maio1_its-money

Já VALE3 abriu com bastante força na ponta compradora, mas acabou devolvendo boa parte dos ganhos durante o dia. O ativo segue dentro de um viés de correção pelo gráfico de 60 minutos, o que pode gerar possíveis entradas na compra durante essa semana.

  • Resistências: 70.0 – 71.6 – 72.50
  • Suportes: 69.30 – 65.8 – 64.2

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

+ 15 anos de experiência no mercado financeiro;
Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
Credenciado pela Apimec desde 2010;
Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T

Analista CNPI-T;
Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

Written By
Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.