Análises Minuto Oby Notícias

Educação e varejo derrubam Ibovespa; dólar sobe 2,19%

Educação e varejo derrubam Ibovespa; dólar sobe 2,19%
  • Publicado em 7 de novembro de 2022

O Ibovespa fechou em queda (-2,19 aos 115.300 pontos), indo na contramão dos mercados internacionais, com maior cautela no aguardo da definição de cargos chave do próximo governo.

O movimento pode ser visto como uma realização de lucros após a alta da última semana. Os nomes mais ligados ao ciclo doméstico foram os que mais sofreram, com educacionais e varejistas entre os piores desempenhos.

Vários desses players divulgam resultados do 3º trimestre nessa semana, o que se soma ao ambiente macro como motivo para a performance negativa de hoje.

Dólar

O dólar fechou em forte alta (+2,19 a R$ 5,17), em sinal contrário ao que foi visto ao redor do mundo, com perda de valor da divisa americana frente a boa parte dos pares.

Por aqui, rumores sobre quem comandará o Ministério da Fazenda e as dúvidas sobre o que será feito com o orçamento de 2023 fizeram com que os operadores decidissem pode realizar parte dos lucros acumulados na última semana.

Curva de juros

Os juros fecharam com abertura de taxas ao longo da curva, em movimento conjunto à curva americana, que tem nessa semana a expectativa de divulgação do CPI de outubro.

O mercado também aguardo discursos de membros do FED após a decisão de alta de juros na semana passada. Por aqui, a divulgação da inflação oficial de outubro também deve movimentar o mercado.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.