Análises Morning Call

Emprego inflacionário

Emprego inflacionário
  • Publicado em 4 de abril de 2023

Em dia de agenda esvaziada o mercado abre de lado nos Estados Unidos e Europa, na abertura dessa terça-feira. O corte repentino na produção do petróleo pela OPEP+ ainda tem assustado alguns investidores, que tenta entender as consequências praticas dessa redução.

Hoje deve sair o relatório JOLTS de emprego nos EUA, importante indicador que serve de termômetro para outros indicadores importantes de emprego, e deve mostrar uma redução marginal nas vagas de emprego nos EUA, porém ainda deve vir um número aquecido de 1,82 vagas para cada trabalhador desempregado.

Ontem o ISM Industrial abaixo do previsto no EUA tranquilizou alguns investidores mais preocupados com pressões inflacionárias vindos da atividade.

O petróleo segue em alta forte, pelo quarto dia seguido, após a decisão de corte pela OPEP+ na produção. O minério de ferro segue na contramão do movimento e cai para sua mínima de três meses com demanda mais fraca, a despeito do pico na temporada de construção da China.

Aqui no Brasil, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, segue agenda com membros do mercado, e deve falar em evento promovido pelo Bradesco BBI. O mercado tem regido de forma mista a nova proposta de arcabouço fiscal e aumento de carga tributária.

Por um lado, a curva de juros futuro tem caído de forma razoável, por outro lado, setores tem sofrido com perspectiva de aumento de impostos. Ontem o varejo passou por uma forte correção em função de possíveis aumentos.

abertura-do-mercado-04-abril_its-money

Análise técnica Ibovespa

analise-tecnica-ibovespa-04-abril_its-money

No dia de ontem, o IBOV apresentou queda de -0.37%. Dando sequência na sinalização de topo da última semana, o índice novamente ganha um viés mais negativo de curto prazo. O nível de suporte mais relevante nesse momento é a região de fundo anterior, posicionada na faixa dos 98k onde podemos ver o Ibovespa novamente caso continue o movimento de queda atual.

Análise técnica S&P500

analise-tecnica-S&P500-04-abril_its-money

Já o mercado americano, novamente fecha em alta de +0.37%. Ainda mantendo o viés mais positivo no curto prazo, o S&P500 segue em busca da próxima região de resistência para o ativo, que se encontra na região de topo anterior, perto dos 4200 onde podemos esperar uma pressão vendedora e uma correção desse movimento de alta atual.

Análise técnica petróleo

analise-tecnica-petroleo-04-abril_its-money

O petróleo fechou o dia de ontem em forte alta de +6.33%. Se aproximando de um forte nível de resistência na faixa dos $87 e devido a extensão do movimento de alta que já dura alguns dias, podemos esperar uma correção do preço nos próximos dias. Porém, caso o ativo continue o movimento de alta, e ultrapasse a zona de resistência, o viés positivo é reforçado no curto à médio prazo.

Análise técnica dólar

analise-tecnica-dólar-04-abril_its-money

Já o dólar, conseguiu fechar em alta de +0.03% após seis dias consecutivos de baixa. Trabalhando em cima da zona de suporte dos 5.000, o ativo pode encontrar defesa compradora nessa faixa de preço e iniciar um processo de correção do movimento de baixa apresentado nos últimos dias em direção a média móvel do gráfico diário.

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

+ 15 anos de experiência no mercado financeiro;
Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
Credenciado pela Apimec desde 2010;
Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T

Analista CNPI-T;
Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

Written By
DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.