Análises Morning Call

Fantasmas

Fantasmas
  • Publicado em 19 de abril de 2023

Inflação mais elevado que o esperado no Reino Unido derruba as principais bolsas nos EUA e Europa na abertura do mercado nessa quarta-feira.

Setores de tecnologia tem um dos piores desempenhos e ilustra como o dado acima do esperado tem afetado a expectativa dos investidores quanto aperto monetário mais forte e por mais tempo para seguir tentando conter pressão inflacionária.

Com CPI superando 10% ano contra ano por lá é natural de se esperar que o Banco da Inglaterra (BoE) continue o processo de subir juros. Na Europa, o CPI anual está em 6,9% que levará a mais um aumento nas taxas de juros em maio.

Nos EUA, mais um aumento está previsto para maio, com a perspectiva da autoridade monetária por lá seguir com taxas mais elevadas por algum tempo. A temporada de balanços em curso por lá, ao menos, tem seguido sem maiores surpresas negativas, com último dos grandes bancos reportando balanço hoje.

Nas commodities efeito de desaceleração da economia é sentido pelo petróleo que recua levemente abaixo dos USD 80, enquanto o minério segue na mesma direção, porém com foco na China, onde autoridades tem prometido tomar ações contra preços mais elevados no minério por lá.

Aqui no Brasil, o arcabouço fiscal tem novos desdobramentos, com o presidente da Câmara, Arthur Lira, definindo hoje o relator do projeto, com expectativa de votação na primeira quinzena de maio. O projeto apresentado já passou por algumas alterações, com parte das despesas extraordinárias, como piso da enfermagem ficando de fora.

abertura-do-mercado-19-abril_its-money

Análise técnica Ibovespa

analise-tecnica-ibovespa-19-abril_its-money

Ibovespa fecha em alta de +0.14%%. Dando sequência em mais um dia de correção, o índice ainda apresenta a expectativa de buscar a região dos 104k-102k novamente. Caso o IBOV consiga apresentar força compradora, a próxima faixa de resistência se encontra perto dos 108k.

Análise Técnica S&P500

analise-tecnica-S&P500-19-abril_its-money

No mercado americano, o S&P500 fechou em alta de +0.09%. Novamente se aproximando da região dos 4200 que ainda se comporta como uma forte região de resistência, o índice americano aumenta a expectativa de apresentar uma correção do movimento de alta nos próximos dias.

Análise técnica petróleo

analise-tecnica-petroleo-19-abril_its-money

No dia de ontem o petróleo fechou em queda de -0.05%. Ainda dentro de uma correção, a expectativa é que o petróleo continue o movimento de queda e siga na direção da região de suporte deixada na faixa dos $80. Junto com essa faixa de suporte, também temos um gap deixado no começo do mês que pode auxiliar na defesa do preço pelos compradores.

Análise técnica dólar

analise-tecnica-dólar-19-abril_its-money

O dólar fechou o dia de ontem em alta de +0.89%. Dando sequência no movimento de lateralização/correção, o ativo começou apresentar uma entrada de força compradora que pode fazer com que o dólar volte a trabalhar perto da resistência que se encontra na região dos 5.100. Já o suporte mais próximo ainda segue sendo a região dos 4.800.

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

+ 15 anos de experiência no mercado financeiro;
Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
Credenciado pela Apimec desde 2010;
Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T

Analista CNPI-T;
Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

Written By
DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.