Onde Investir Primeiros Passos

Fear Greed Index: o que é e qual a sua importância?

Fear Greed Index: o que é e qual a sua importância?
  • Publicado em 30 de outubro de 2022

Ao analisar um investimento, é importante considerar o seu perfil de investidor e objetivos financeiros.

Além disso, você pode contar com o suporte de indicadores de mercado. Entre os índices mais utilizados, está o Fear Greed Index — que ajuda a medir as emoções do mercado financeiro. 

Como os sentimentos dos investidores também podem movimentar o mercado, é imprescindível entender de que forma essas emoções afetam o preço dos ativos, como as ações.

A partir desse conhecimento, há como tomar decisões mais embasadas e alinhadas com a sua estratégia. 

Quer entender o que é o Fear Greed Index e como esse mecanismo funciona? Então continue a leitura! 

O que é Fear Greed Index?  

O Fear Greed Index foi criado pela CNNMoney, uma vertente do canal americano de notícias CNN.

Ele foi desenvolvido com o objetivo de ser uma referência no processo de decisão dos investidores do mercado norte-americano.  

Depois, o Fear Greed Index se tornou um indicador global, sendo utilizado por investidores de todo o mundo. Isso porque ele mensura duas emoções que impulsionam o mercado financeiro de ações: o medo e a ganância.  

Assim, o índice funciona como um tipo de termômetro, que permite entender a temperatura emocional dos investidores. A seguir, veja como é possível interpretar essas duas emoções! 

Medo 

Nos períodos de medo, os investidores costumam ser mais conservadores, desconfiados e pessimistas. Dessa maneira, eles ficam na defensiva e têm receio de seguir com seus ativos na carteira, tendendo à venda. 

Ganância 

Já a ganância é representada pela alta dos preços causada pela tendência de compra intensiva. Desse modo, o período é impulsionado pelo otimismo e a euforia dos investidores e interessados em participar da bolsa de valores. 

Como ele funciona? 

Entendendo o que é o Fear Greed Index, é importante aprender como ele funciona. Na prática, o índice utiliza uma escala que vai de 0 a 100, onde 0 representa o medo máximo e 100 a ganância máxima.  

Desse modo, quanto menor o índice, maior é o medo e a aversão ao risco dos investidores.

Em contrapartida, quanto mais alto o valor do indicador, maior é a ganância momentânea dos participantes do mercado. Assim, o número 50 representa a neutralidade — ou seja, os investidores não tendem ao medo e nem à ganância. 

Para melhor entendimento, considere o exemplo de 23 de março de 2020, no início do período de enfrentamento da pandemia de covid-19 ao redor do mundo.

Nessa data, o Fear Greed Index atingiu 12 pontos, demonstrando o medo dos investidores no mercado financeiro perante a possibilidade de uma crise econômica global — que se concretizou. 

Como o Fear Greed Index é calculado?

Após compreender o que é e como funciona o Fear Greed Index, também vale a pena conhecer o seu cálculo. O indicador é calculado a partir da reunião de sete outros índices que medem aspectos do comportamento de mercado.  

São eles: 

  • impulso do mercado; 
  • opções de compra e venda; 
  • força do preço das ações; 
  • amplitude da movimentação do preço das ações; 
  • volatilidade do mercado; 
  • demanda por junk bonds (títulos podres); 
  • demanda por refúgio seguro — ou seja, a busca por segurança. 

Dessa maneira, o Fear Greed Index avalia esses indicadores de forma individual, acompanhando o quanto eles desviam de suas médias. Cada um dos sete índices tem peso igual no cálculo de pontuação de 0 a 100, como você aprendeu. 

Qual a sua importância para o investidor?

Agora que você já sabe como o Fear Greed Index é calculado, deve descobrir a importância desse índice para o investidor.

Como ele é capaz de identificar os períodos de medo e de ganância, pode ser uma ferramenta útil para os períodos de maior volatilidade no mercado.  

Isso porque o Fear Greed Index ajuda a entender quais momentos tendem a ser mais interessantes para a compra e quais podem ser mais adequados para a venda. Também é possível considerar se é hora de investir em ações ou se seria melhor esperar um pouco, por exemplo. 

Dessa maneira, junto a demais recursos de análise — como outros índices, seus objetivos financeiros e perfil de investidor —, o Fear Greed Index serve como um auxiliador na tomada de decisão sobre investimentos. 

Ao falar sobre esse índice, vale a pena explorar também a fama do mês de maio como um período de resultados ruins para os investidores.

Na verdade, há suposições e ditados que tratam do intervalo entre maio a outubro nos Estados Unidos como um tempo difícil para o mercado financeiro.  

Não existe embasamento científico para essas ideias, mas diversos motivos podem levar investidores a reduzir suas operações no período. Com isso, a liquidez do mercado pode reduzir nesse momento — afetando a economia global 

Nesse sentido, o Fear Greed Index pode ser usado como referência para entender se os ânimos do mercado financeiro realmente estão impactados em determinado mês ou intervalo.

Assim, você pode se sentir mais seguro ao tomar suas decisões de alocação ou mesmo em ficar de fora do mercado, por exemplo. 

Qual outro indicador desse tipo vale a pena conhecer?

Como você aprendeu, o Fear Greed Index pode ser bastante útil nas análises de investimentos ao apontar para as emoções dos participantes do mercado de ações. Além dele, existem outros índices com a mesma proposta. 

Um exemplo é o Volatility Index (VIX). O VIX é um índice que mensura a volatilidade das ações que compõem o S&P 500 pelos próximos 30 dias.

Por sua vez, o S&P 500 é um índice composto por ações das 500 maiores empresas negociadas nas bolsas de Nova Iorque (NYSE) e NASDAQ — duas das maiores bolsas dos EUA. 

Assim, o VIX tende a ser considerado uma medida interessante da volatilidade do mercado americano e mundial.

Nesse caso, quando a volatilidade é alta, o nível VIX também se apresenta no topo. Já quando a volatilidade é baixa, ele segue mais baixo.  

É importante saber, ainda, que o VIX é um dos sete indicadores que compõem o cálculo do Fear Greed Index.

Nesse contexto, a crescente volatilidade do mercado é interpretada como um sinal de medo. Afinal, ela aumenta os riscos para os investidores. 

Neste post, você aprendeu o que é o Fear Greed Index e qual a sua importância para o investidor.

Ao conferir essas informações, é possível decidir se vale a pena considerar esse indicador na hora de fazer suas análises antes de investir nos ativos de renda variável. 

Este artigo ajudou você? Então compartilhe-o nas redes sociais para que mais pessoas aprendam sobre o mercado financeiro! 

Precisa de ajuda para entender melhor sobre os indicadores do mercado financeiro? Você pode sempre contar com o suporte de profissionais, como os especialistas da Blue3 Investimentos.

Written By
Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.