Análises Morning Call

Frente fria

Frente fria
  • Publicado em 15 de maio de 2023

Bolsas avançam no exterior com investidores otimistas quanto solução do impasse no congresso, que ainda não chegou em solução para o teto da dívida americana.

Apesar de ter iniciado o pregão em queda, as ações avançam também na Ásia, após uma abertura em queda, refletindo receios de alguns investidores com inflação nos EUA, após a pesquisa de sentimento da Universidade de Michigan.

Nas commodities, petróleo tem leve alta após correção nos últimos três pregões. Minério de ferro passa dos USD 100/t com queda nos estoques da China animando os compradores.

No mercado local, surpresas inflacionárias trouxeram pessimismo quanto corte de juros no médio prazo. A parte mais curta do DI futuro fechou em alta, refletindo essa piora.

Apesar do anúncio de uma recuperação judicial na Light levantar preocupações nos investidores na bolsa vimos uma semana boa para os negócios com Ibov subindo por sete pregões seguidos.

abertura-do-mercado-15-maio-its-money

Análise técnica Ibovespa

analise-tecnica-ibovespa-15-maio_its-money

Em uma semana de boa alta, o IBOV terminou a sexta-feira com +0.19%. Dentro de um movimento de expansão e trabalhando próximo de uma região de resistência, o índice Ibovespa se encontra em um ponto importante de decisão.

Como o movimento da semana passada está esticado, podemos ter uma correção dessa alta apresentada. Porém, caso o movimento continue ganhando força na ponta compradora, o próximo nível de resistência se encontra nos 110k.

Análise técnica S&P500

analise-tecnica-S&P500-15-maio_its-money

Já o S&P500 fechou em queda de -0.16%. Nesse momento já são mais de 29 dias dentro desse movimento de lateralização. O viés ainda segue sendo para uma correção mais profunda para, porém, enquanto não perder a região de fundo anterior dos 4.000, o mercado aparentemente deve continuar esse movimento mais encaixotado.

Análise técnica petróleo

analise-tecnica-petroleo-15-maio_its-money

O petróleo fechou a sexta-feira em queda de -1.77%. O ativo segue dando sequência no novo movimento de baixa iniciado e a maior probabilidade nesse momento é buscar a região dos $72. Caso a força do movimento de baixa se intensifique, existe uma boa chance de o petróleo perder esse nível de preço.

Análise técnica dólar

analise-tecnica-dolar-15-maio_its-money

O dólar fechou a sexta-feira com queda de -0.22%. Novamente abaixo dos 5.000, o ativo ainda não conseguiu sair do movimento de correção que já dura mais de dez dias. Caso um sinal de alta seja apresentado nos próximos dias, o ativo pode ganhar força novamente na ponta compradora, principalmente se superar os 5.100.

Análise técnica PETR4

analise-tecnica-petrobras-15-maio_its-money

Em um movimento de força compradora, PETR4 segue dando sequência na tendencia de alta no curto prazo. Nos últimos candles podemos ver uma correção já sendo apresentada, o que pode gerar sinais compradores para o ativo. Caso ele perca a média móvel, essa correção pode se intensificar.

  • Resistências: 26.70 – 27.11 – 28.50
  • Suportes: 25.60 – 24.80 – 22.65

Análise técnica VALE3

analise-tecnica-vale-15-maio_its-money

Já a VALE3, apresenta um movimento de correção da última queda que pode trazer oportunidades na ponta vendedora. O viés de curto prazo segue sendo mais negativo para o papel.

  • Resistências: 70.70 – 71.6 – 72.50
  • Suportes: 66.30 – 65.8 – 64.2

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

+ 15 anos de experiência no mercado financeiro;
Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
Credenciado pela Apimec desde 2010;
Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T

Analista CNPI-T;
Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa

Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

 

Written By
DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.