Análises Minuto Oby

Ibovespa acumula cinco pregões consecutivos de alta

Ibovespa acumula cinco pregões consecutivos de alta
  • Publicado em 6 de outubro de 2022

O Ibovespa fechou em alta (+0,31% aos 117.600 pontos), em um dia de cautela nas bolsas ao redor do mundo, arrefecendo os ganhos apresentados na semana.

Isso fez com que as exportadoras tivessem mais um pregão ruim por aqui, na esteira da queda das commodities.

O lado positivo ficou para as companhias ligadas ao ciclo doméstico, especialmente as educacionais, que tiveram performance forte após declarações de Lula de que trará de volta o FIES caso seja eleito presidente.

Dólar

O dólar fechou em alta (+0,50% a R$5,21), espelhando a tendência de dólar mais forte ao redor do mundo no pregão dessa quinta-feira.

Declarações de membros do FED de que não esperam arrefecimento no ciclo de alta de juros colocaram o mercado em alerta, à espera do relatório de empregos dos EUA que será divulgado amanhã pela manhã e que pode ser um fator decisivo para ditar o rumo do mercado nas próximas semanas.

Caso venha forte, os mercados podem sofrer, entendendo que o FED não irá tirar o pé, como era imaginado no início dessa semana.

Curva de juros

Na mesma esteira do relatório de empregos, os juros por aqui fecharam em alta, espelhando a performance da curva de juros americana.

Refletindo o anuncio da OPEP de corte de produção, o petróleo novamente fechou em alta e já começa a colocar alguma pressão na curva.

A leitura aqui é de que poderia haver pressão inflacionária em caso de aumento de preços pela Petrobras.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.