Análises Minuto Oby

Ibovespa atinge menor patamar desde julho de 2022

Ibovespa atinge menor patamar desde julho de 2022
  • Publicado em 23 de março de 2023

O Ibovespa fechou em queda (-2,29% aos 97.900 pontos), perdendo o patamar dos 100k pontos pela primeira vez desde julho de 2022.

O principal plano de fundo foi a guerra de narrativas entre o Banco Central e o governo.

Na decisão de manter a Selic inalterada ontem após o fechamento do pregão, a autoridade monetária deixou claro em seu comunicado que não vê espaço para cortes de juros e inclusive acenou para retomada do ciclo de alta caso as expectativas de inflação não convirjam para próximo da meta.

Com o aumento do ruído entre as partes e sem queda no horizonte, as empresas ligadas ao ciclo doméstico lideraram as quedas.

Dólar

O dólar fechou o dia em alta (+1,01% a R$ 5,29), indo na contramão da onda de desvalorização da moeda americana frente às demais divisas, ao passo em que o ciclo de altas de juros nos EUA vai chegando ao fim.

Por aqui, os ataques do governo ao Banco Central e seu presidente, abasteceram os ruídos de que o executivo pode trabalhar para destituir Roberto Campos de suas funções.

Aliado à frustração do mercado em torno do atraso da nova regra fiscal, o real teve desempenho relativo ainda maior do que a queda frente ao dólar.

Curva de juros

A curva de juros fechou em alta ao longo de todos os vencimentos, refletindo o comunicado hawkish do Banco Central após a decisão de taxa de juros.

Com o recado dado, o mercado zerou as apostas de cortes em maio e diminuiu bastante em junho. A abertura do intervalo de longo prazo da curva mostra que o mercado está preocupado com o aumento do ruído na disputa entre o executivo os BC, que pode dificultar o trabalho da autoridade monetária mais a frente.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.