Análises Minuto Oby

Ibovespa avança após anúncio de Haddad no Ministério da Fazenda

Ibovespa avança após anúncio de Haddad no Ministério da Fazenda
  • Publicado em 9 de dezembro de 2022

O Ibovespa fechou em alta (+0,25% aos 107,500 pontos), na contramão do sinal das bolsas americanas, que tiveram dia com viés mais negativo.

Por aqui, Fernando Haddad foi anunciado oficialmente como Ministro da Fazenda do governo Lula.

As empresas mais alavancadas foram as que mais sofreram no pregão, sob a leitura de que a próxima gestão forçará o BC a manter juros mais altos por mais tempo.

As produtoras de commodities, cujas receitas são dolarizadas, tiveram um dia de performance forte e guiaram a alta do índice.

Dólar

O dólar fechou em alta (+0,57% a R$ 5,25), em dia de viés mais negativo no mercado internacional para as moedas de países emergentes.

Além disso, a cena interna, com nomeação de Haddad à Fazenda, também agiu na precificação, apesar da liquidez mais baixa.

Curva de juros

A curva de juros encerrou o dia com leve abertura nas taxas, seguindo a sinalização observada na curva americana.

Houve duas forças conflitantes nas cotações, com a oficialização de Haddad sendo vista como ponto mais negativo, apesar de amplamente esperado.

Do lado positivo, a leitura do IPCA pela manhã foi bastante positiva, o que apoia a decisão do BC de aguardar para realizar movimentos adicionais na Selic.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.