Análises Minuto Oby

Ibovespa avança com Petrobras; dólar sobe 0,16%

Ibovespa avança com Petrobras; dólar sobe 0,16%
  • Publicado em 19 de janeiro de 2023

O Ibovespa fechou em alta (+0,62% aos 112.900 pontos), com grande destaque para a Petrobras, que teve mais um dia de performance forte, seguindo a cotação do petróleo no mercado internacional.

Após uma abertura mais negativa, refletindo declarações de Lula em relação ao Banco Central, o índice virou para o campo positivo, com Magazine Luiza e Rede D’Or liderando as altas do dia.

Do lado negativo, Americanas caiu mais de 40% com a oficialização do pedido de recuperação judicial.

Dólar

O dólar fechou em leve alta (+0,16% a R$ 5,17), após ter ameaçado uma forte valorização na parte da manhã. As cotações reagiram às declarações de Lula em relação ao Banco Central.

O dólar também se fortaleceu contra divisas de emergentes, movimento que perdeu parte da força no período da tarde.

Alexandre Padilha colocou panos quentes na situação e reiterou que não há intenção de interferência no BC por parte do executivo.

Curva de juros

A curva de juros fechou com leve alta nas taxas ao longo de todos os vértices, após ter ensaiado abertura mais forte, com o mercado reagindo ao aumento do risco institucional.

As taxas arrefeceram a alta com as declarações de Padilha, além de Simone Tebet, que se posicionou a favor da responsabilidade fiscal.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.