Análises Minuto Oby

Ibovespa avança 4,29%, em dia de alta generalizada dos papéis

Ibovespa avança 4,29%, em dia de alta generalizada dos papéis
  • Publicado em 11 de abril de 2023

O Ibovespa fechou em forte alta (+4,29% aos 106.200 pontos), em dia de alta generalizada dos papéis, sendo Minerva e Taesa os únicos nomes do índice que fecharam em queda.

A divulgação do IPCA melhor do que o esperado foi o principal driver para a bolsa, que viu as varejistas e demais companhias ligadas ao consumo doméstico dispararem, na expectativa de que o caminho para o início do ciclo de corte de juros pelo BC tem ficado mais claro, com inflação cedendo e os riscos fiscais sendo endereçados.

Dólar

O dólar fechou em queda (-1,23% a R$ 5,01), em dia mais enfraquecido para a divisa americana no mercado internacional. Por aqui, o fluxo foi o principal driver de preços. Com a melhora no ambiente para negócios, houve entrada de investidores estrangeiros, que buscam a oportunidade de altos retornos na renda fixa e na bolsa.

Curva de juros

A curva de juros fechou em queda relevante ao longo de quase todos os vencimentos, com a leitura benéfica da inflação de março. Mais importante do que ter vindo abaixo da expectativa, foi a abertura qualitativa, que mostrou desaceleração em serviços e nos núcleos, indicando que o processo de desinflação está em curso na economia.

Combinando o IPCA melhor do que o esperado com a divulgação do arcabouço fiscal na última semana, o ambiente para queda de juros fica mais claro.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.