Análises Minuto Oby

Ibovespa avança 2,22%, puxado pelo otimismo sobre a nova regra fiscal

Ibovespa avança 2,22%, puxado pelo otimismo sobre a nova regra fiscal
  • Publicado em 8 de março de 2023

O Ibovespa fechou em forte alta (+2,22% aos 106.500 pontos), em dia de recuperação parcial das bolsas americanas, mesmo após relatório preliminar de criação de empregos mais uma vez acima do esperado.

Por aqui, o otimismo em torno da nova regra fiscal, a volta do debate sobre a reforma tributária e a ausência de declarações polêmicas por parte do governo apoiou os ganhos, principalmente dos nomes ligados à economia doméstica.

Destaque especial para as educacionais, entre as maiores altas do pregão após declarações de que o MEC estuda a criação de um “Novo FIES”.

Dólar

O dólar fechou em queda (-1,02% a R$ 5,14), em movimento na contramão do que foi observado no mercado internacional, onde o dólar apresentou ganho contra boa parte das moedas, entre desenvolvidos e emergentes.

Algumas exceções foram o peso mexicano e o chileno, divisas que têm tido maior correlação com o real nas últimas semanas.

Curva de juros

A curva de juros fechou com queda nas taxas ao longo de todos os vértices, em movimento de descompressão dos prêmios embutidos.

A precificação hoje foi dominada pelo cenário interno, com mudança de sentimento por parte dos operadores em relação aos rumos da economia brasileira, com discussões positivas em torno da nova regra fiscal e um clima mais harmônico de interlocutores do governo com o Banco Central e Roberto Campos.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.