Análises Minuto Oby

Ibovespa cai 0,13%, na mesma direção das bolsas em Nova York

Ibovespa cai 0,13%, na mesma direção das bolsas em Nova York
  • Publicado em 3 de maio de 2023

O Ibovespa fechou em queda (-0,13% aos 101.800 pontos), na mesma direção das bolsas em Nova York, apesar de termos visto menor magnitude no movimento por aqui.

O cenário interno contou com poucos drivers de preços e as sinalizações vindas de fora não foram o suficiente para influenciar as cotações por aqui.

Dentre as principais altas, destaque para as empresas ligadas ao consumo doméstico, que ensaiam uma recuperação. Algumas produtoras de commodities também tiveram um dia de alívio após sinal negativo observado ontem.

O dólar fechou em queda (-1,09% a R$ 4,99), em dia de enfraquecimento global da moeda americana.

O principal motivador foi o comunicado do FED e o discurso de Jerome Powell, os quais o mercado entendeu conter sinais de que a autoridade monetária chegou ao final do ciclo de altas de juros.

O presidente do BC americano reforçou que isso só será definido na próxima reunião do FOMC, mas o mercado já se adiantou e embutiu essas expectativas nos preços dos ativos.

Com ambiente mais favorável a risco, houve uma rodada de desvalorização do dólar contra divisas de desenvolvidos e emergentes.

A curva de juros fechou em queda ao longo de todos os vértices, fortemente influenciada pelo comunicado mais dovish do FED, acenando para o possível fim do ciclo de altas de juros.

A queda nas commodities, principalmente o petróleo, também surgem como motivadores para essa queda. Em relação à decisão de juros por aqui, conforme esperado, o Copom manteve a Selic em 13,75%.

Ainda mais importante, o comunicado permaneceu duro, com aceno para retomada do ciclo de alta caso as expectativas de inflação não convirjam para a meta no horizonte de tempo esperado.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.