Análises Minuto Oby

Ibovespa cai 0,45%, após falas de Powell sobre juros nos EUA

Ibovespa cai 0,45%, após falas de Powell sobre juros nos EUA
  • Publicado em 7 de março de 2023

O Ibovespa fechou em queda (-0,45% aos 104.200 pontos), puxado pelo mau humor observado no exterior, causado pelo discurso mais duro de Jerome Powell no Senado americano, indicando que os juros devem ficar mais altos do que era previsto anteriormente.

Com isso, as bolsas fecharam no território negativo nos EUA e as commodities tiveram um dia mais difícil, o que afetou as principais produtoras de matérias-primas no Brasil e levou o índice para baixo.

Dólar

O dólar fechou em alta (+0,44% a R$ 5,19), em dia de valorização em bloco da moeda americana contra a maior parte das moedas entre desenvolvidos e emergentes.

Na comparação relativa, o real foi inclusive melhor do que alguns pares. O discurso de Jerome Powell e uma nova rodada de dados econômicos fortes nos EUA levou o mercado a reajustar as expectativas de juros, o que levou a uma reprecificação sobre todos os demais ativos.

Curva de Juros

A curva de juros mostrou resiliência e fechou em queda, mesmo diante de dia mais complicado para os mercados ao redor do mundo, o que ilustra que a referência conta com prêmios significativos embutidos em sua precificação ao longo de todos os vértices.

Não houve novidade no cenário interno em torno do arcabouço fiscal, mas a aposta do mercado de que ele será minimamente robusto, aliado a possíveis cortes de juros caso a regra seja aprovada, fez com que parte dos prêmios fossem devolvidos na sessão.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.