Análises Minuto Oby

Ibovespa cai 0,52% em dia de liquidez reduzida

Ibovespa cai 0,52% em dia de liquidez reduzida
  • Publicado em 29 de maio de 2023

O Ibovespa fechou em queda (-0,52% aos 110.300 pontos), em dia com liquidez reduzida, dado o feriado nos EUA e em alguns países da Europa.

Houve baixo ímpeto comprador para nomes como produtoras de commodities metálicas, apesar de relatos de melhora marginal nas condições na China.

O lado positivo ficou novamente com alguns nomes ligados ao consumo doméstico, principalmente as educacionais, empreendendo altas relevantes ao longo do mês de maio, a exemplo da Yduqs, que já se valorizou +76% no mês.

Dólar

O dólar fechou em alta (+0,48% a R$ 5,01), em dia de dólar levemente mais forte ao redor do mundo, voltando a ganhar terreno em um movimento geral de desvalorização da divisa americana ao longo das últimas semanas.

O acordo entre o executivo e congresso nos EUA em torno do teto da dívida tirou pressão do mercado de câmbio, mas em dia de baixa liquidez, houve pouco espaço para valorização das demais moedas.

Curva de juros

A curva de juros fechou em alta ao longo de todos os vértices, apesar de ter tido movimentos mais tímidos e com liquidez bastante reduzida, o que diminui a importância dos movimentos.

Após algumas sessões de queda de inclinação e fechamento das taxas no geral, o mercado parece já ter precificado o arcabouço fiscal, que apesar de ter tido aprovação expressa na Câmara, ainda precisará passar pelo Senado.

Com isso, os operadores procuram agora por novos drivers de preços.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.