Análises Minuto Oby

Ibovespa cai 2,12%, com incertezas sobre arcabouço fiscal

Ibovespa cai 2,12%, com incertezas sobre arcabouço fiscal
  • Publicado em 19 de abril de 2023

O Ibovespa fechou em queda (-2,12% aos 103.900 pontos), com deterioração do sentimento do mercado às custas de exceções que estão contidas no texto da nova regra fiscal.

A novidade é um trecho que exclui a punições em caso de descumprimento da regra. Dentre as altas do pregão, Sabesp, Embraer e 3R foram as líderes. Do lado negativo, as empresas ligadas ao consumo tiveram mais um pregão de perdas.

Dólar

O dólar fechou em alta (+2,22% a R$ 5,09), em movimento em linha com o comportamento da moeda no exterior, onde ganhou força contra desenvolvidos e emergentes.

A alta foi exacerbada por uma deterioração do cenário interno, dado o imbróglio em torno do arcabouço fiscal e dos ruídos institucionais envolvendo Gonçalves Dias, membro do alto escalão do governo federal, que deixou cargo nessa quarta-feira em relação ao episódio de 8/jan.

Curva de juros

A curva de juros teve dia de alta ao longo de todos os vértices, precificando a piora no sentimento em relação ao arcabouço fiscal, que além de estar menos restritivo do que a proposta inicial, parece que demandará bastante esforço para que seja aprovado com agilidade.

O ruído envolvendo Gonçalves Dias, que pode levar a uma instalação de CPI, também não ajuda, dado que atrasa o cronograma de discussões e aprovação da regra fiscal, o que gera mais incerteza nos agentes

Written By
Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.