Minuto Oby

Ibovespa cai após sequência de 8 altas; dólar sobe

Ibovespa cai após sequência de 8 altas; dólar sobe
  • Publicado em 16 de maio de 2023

Após sequência de oito pregões em alta, Ibovespa cai, dólar fecha em alta e curva de juros crescer. Confira o fechamento de mercado no Minuto Oby desta terça-feira, 16.

Ibovespa cai

O Ibovespa fechou em queda (-0,77% a 108,2k pontos), interrompendo a sequência positiva que já durava oito pregões.

Houve grande deterioração de algumas empresas que divulgaram resultado na noite dessa segunda-feira, 15, com Magazine Luiza e BRF puxando a fila, após um 1º trimestre do ano que ficou bastante aquém das expectativas. Assim, a varejista fechou em queda de -22,8% nessa terça-feira.

Já do lado positivo, o principal destaque foi a Petrobras. A empresa anunciou mudança na política de preços de combustíveis praticada pela companhia que agradou o mercado. Dessa forma tirou, ao menos por hora, o receio de uma medida mais drástica nessa frente.

Dólar

Já o dólar fechou em alta (+1,12% a R$ 4,94), em dia marcado pela recuperação da divisa americana frente aos pares, considerando países desenvolvidos e emergentes.

A discussão em torno do teto da dívida americana e indicadores mais fortes na economia favoreceram essa dinâmica global da moeda. Por aqui, a apresentação do arcabouço fiscal parece ter sido precificada ontem e fez pouco efeito nos preços.

Curva de juros

A curva de juros fechou em alta ao longo de todos os vértices, em movimento de recomposição dos prêmios devolvidos ao longo da última semana, em leve ganho de inclinação.

Assim como no caso do câmbio, os operadores aproveitaram a sessão para a realização de lucros, dada a queima de prêmios recente.

A apresentação do arcabouço e a nova política de preços da Petrobras não fizeram efeito na precificação e foram incapazes de influenciar a direção do dia.

Por fim, houve ainda o fato de que a curva americana operou em alta ao longo dia, impactando a dinâmica por aqui.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.