Análises Minuto Oby

Ibovespa cai 1,71% com confirmação de Mercadante no BNDES

Ibovespa cai 1,71% com confirmação de Mercadante no BNDES
  • Publicado em 13 de dezembro de 2022

O Ibovespa fechou em queda (-1,71% aos 103.500 pontos) com a confirmação de Aloizio Mercadante na presidência do BNDES.

O início do pregão marcou a tentativa de recuperação dos ativos brasileiros após a divulgação da inflação americana abaixo do esperado. O sentimento virou no período da tarde com a oficialização de Mercadante no banco.

Dólar

O dólar fechou em leve alta (+0,07% a R$ 5,32), em dia de forte desvalorização da divisa americana ao redor do mundo, após os dados mais fracos da inflação apoiarem postura mais leve do FED na condução da política monetária.

Com isso, os operadores tiveram liberdade para procurar ativos de riscos ao redor do mundo. Por aqui, no entanto, o cenário interno dominou as cotações e o real teve uma leve perda.

Curva de juros

A curva de juros respondeu com forte abertura ao longo de todos os vértices após a notícia de que Mercadante de fato comandaria o BNDES, com receio do que as novas políticas do banco podem significar para uma situação fiscal que já está deteriorada.

A ata do Copom que foi divulgada hoje pela manhã já mostra uma preocupação grande com o ímpeto “gastador” do próximo governo, o que colocou o mercado em alerta para a possibilidade de altas de juros ao longo de 2023.

Imagem: Valter Campanato – Agência Brasil

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.