Análises Minuto Oby

Ibovespa cai 1,77%, em movimento de correção das altas recentes

Ibovespa cai 1,77%, em movimento de correção das altas recentes
  • Publicado em 31 de março de 2023

O Ibovespa fechou em queda (-1,77% aos 101.900 pontos), em movimento de correção das altas recentes.

Com a deterioração nessa sexta-feira, as principais perdedoras foram as varejistas, construtoras e educacionais, com reação do mercado ao arcabouço fiscal apresentado ontem.

Os movimento de alta estiveram mais ligados à dinâmica microeconômica de cada empresa, mas um setor que teve boa performance, ao menos relativa, foi o financeiro novamente, com recuperação da cotação dos grandes bancos.

Dólar

O dólar engatou mais um dia de queda (-0,57% a R$ 5,07), em movimento na contramão do que foi observado no mercado internacional, onde a divisa americana ganhou valor contra boa parte dos pares.

A queda foi bastante técnica, já que hoje foi formada a última PTAX do mês e do trimestre, taxa que é utilizada na conversão de balanços corporativos, além da rolagem de posições no mercado futuro.

Curva de juros

A curva de juros teve dia de abertura nas taxas, devolvendo parte dos ganhos de ontem, quando o mercado viu espaço para melhora com a apresentação do arcabouço fiscal.

Ainda existem pontas soltar que precisarão ser endereçadas na proposta, que soa mais como uma ideia do que de fato um plano para conter o avanço dos gastos e do endividamento.

O governo está receoso em aumentar impostos e quer trabalhar eficiências tributárias, com o fim de alguns incentivos.

Mesmo que esse seja o caso, pode ser difícil negociar as desonerações necessárias e isso tem causado dúvidas em relação à capacidade de a regra ser executada.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.