Análises Minuto Oby

Ibovespa cai 0,78%, pressionado por bancos; dólar sobe 0,72%

Ibovespa cai 0,78%, pressionado por bancos; dólar sobe 0,72%
  • Publicado em 20 de janeiro de 2023

O Ibovespa fechou em queda (-0,78% aos 112.00 pontos), interrompendo a sequência de três altas consecutivas, com destaque negativo para os bancos, cujo alto peso no índice puxou a referência para baixo, com o mercado refletindo o desenrolar da situação da Americanas.

O cenário político também parece ter feito preço, com reação negativa às declarações de Lula contra o BC ao longo da semana.

Dólar

O dólar fechou em alta (+0,72% a R$ 5,21), refletindo o temor de que o poder executivo possa interferir na condução da política monetária.

Se ontem a deterioração foi amenizada com as falas de Padilha e Tebet, hoje a moeda americana de fato teve uma pernada de alta mais forte.

A performance negativa do real fica ainda mais destacada quando comparamos com outros pares internacionais, que tiveram um dia positivo contra a divisa americana nessa sexta-feira.

Curva de juros

A curva de juros apresentou abertura de taxas ao longo de todos os vencimentos, sob o temor de que o BC possa ter seu trabalho atrapalhado por interferência do novo governo.

A precificação leva em conta um ambiente mais conturbado, com a saída de Bruno Serra, um dos diretores do BC e a pressão pela queda de juros por parte de Lula.

Há o risco de o governo tentar mudar a meta de inflação, já que tem maioria no CMN.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.