Análises Minuto Oby

Ibovespa cai 0,52%, reagindo às medidas anunciadas ontem pelo governo

Ibovespa cai 0,52%, reagindo às medidas anunciadas ontem pelo governo
  • Publicado em 1 de março de 2023

O Ibovespa iniciou o mês de março em queda (-0,52% aos 104.400 pontos), em um movimento que foi ainda pior no intraday, com o índice se recuperando no final do dia, com alívio nas cotações da Petrobras próximo ao final do pregão.

O mercado reagiu às medidas anunciadas ontem pelo governo, além de contar com o mal humor vindo do exterior.

Não fosse pela forte performance do setor de mineração & siderurgia, a queda poderia ter sido ainda mais elevada.

Dólar

O dólar fechou em queda (-0,65% a R$ 5,19), alinhado à performance de outras moedas ao redor do mundo, com bons dados da economia chinesa dando fôlego às divisas de emergentes, enquanto que uma leitura de que a autoridade monetária na Europa será rígida em seu próximo movimento de juros sustentou a performance das moedas de países desenvolvidos.

Curva de juros

A curva de juros mostrou comportamento misto, com fechamento nos vértices mais curtos e abertura nos longos, que reagiram ao cenário interno conturbado, com pressão do Ministro da Fazenda para que existam cortes de juros, além da criação do imposto de exportação para o petróleo.

Além disso, a abertura de juros nos EUA após dados fortes da economia também contribuiu para que o trecho mais longo da curva tenha piorado nessa quarta-feira.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.