Análises Minuto Oby

Ibovespa em alta, PEC da transição e Covid na China são destaques de hoje

Ibovespa em alta, PEC da transição e Covid na China são destaques de hoje
  • Publicado em 29 de novembro de 2022

O Ibovespa fechou em alta (+1,72% a 110,9k pontos), refletindo um cenário externo em busca dos ativos de risco.

Destaca-se a perspectiva de flexibilização da Covid-Zero na China e também um cenário interno mais benéfico.

Isso porque há um entendimento de que a PEC de Transição será desidratada nos próximos dias e os gastos extra-teto deverão ser mais palatáveis.

Com isso, cíclicos domésticos e produtoras de commodities se alinharam para cima no pregão.

O dólar fechou em queda (-1,46% a R$ 5,29) em dia globalmente positivo para as moedas de emergentes, com a busca dos operadores por se posicionar em divisas que possam ter boa performance com a reabertura da economia chinesa.

O cenário interno também foi driver de preços e depois de algumas semanas de performance mais fraca, o real teve força para ganhar terreno.

Já os juros tiveram pregão de forte queda, com o menor patamar de fechamento nas últimas duas semanas.

A perspectiva para um ambiente fiscal mais controlado, em que o Congresso seria o principal freio do ímpeto “gastador” do executivo, parece animar o mercado.

Além disso, rumores de que Fernando Haddad talvez seja um nome para o Ministério do Planejamento ao invés da Fazenda também parecem fazer os ativos melhorarem na margem.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.