Minuto Oby

Ibovespa em alta pela quarta semana seguida

Ibovespa em alta pela quarta semana seguida
  • Publicado em 19 de maio de 2023

Ibovespa em alta pela quarta semana seguida, dólar sobe e curva de juros com desempenho misto. Confira o fechamento de mercado no Minuto Oby desta sexta-feira, 19.

Ibovespa em alta pela quarta semana seguida

O Ibovespa fechou em alta (+0,58% aos 110,7k pontos), imprimindo a quarta semana consecutiva de alta, dessa vez em +2,1%.

Pudemos observar mais uma sessão de recuperação para os nomes com correlação ao risco Brasil, entre empresas mais ligadas ao governo e outras com maior dependência de uma melhora no cenário macroeconômico.

A MRV Engenharia puxou a fila, que contou ainda com Raízen e Marfrig entre os líderes do pregão.

Dólar

O dólar fechou em alta (+0,56% a R$ 4,99), em dia de fortalecimento da divisa americana contra diversas divisas, principalmente as latino-americanas. Apesar de desempenho relativo pior do que os pares na semana, o real tinha algum espaço para devolver os ganhos acumulados. Houve uma melhora de percepção em torno do risco Brasil, o que aliado a um dólar mais fraco globalmente, contribuiu para trazer o câmbio para baixo do patamar dos R$ 5,00 por algumas sessões.

Curva de juros

A curva de juros teve desempenho misto, com queda nos vencimentos curtos e abertura nos longos, em movimento de ganho de inclinação da referência. É um movimento mais claro de correção, dada a perda de inclinação acumulada em maio. Além disso, o arcabouço fiscal “estacionou” nos últimos dois dias, com rumores de que a regra pode ser um pouco mais frouxa nos dois primeiros anos, favorecendo gastos para o novo governo, sendo um dos catalisadores para essa correção na renda fixa.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.