Análises Minuto Oby

Ibovespa fecha em alta de 0,18%, puxado pelas ações da Petrobras

Ibovespa fecha em alta de 0,18%, puxado pelas ações da Petrobras
  • Publicado em 6 de fevereiro de 2023

O Ibovespa fechou em alta (+0,18% aos 108.700 pontos) puxado pelas ações da Petrobras, em dia de valorização da commodity no exterior, o que também levou a valorizações por parte das demais empresas do setor.

Do lado negativo, cíclicos domésticos tiveram performance ruim nessa segunda-feira, refletindo as falas de Lula contra o BC que estão se acumulando, indo na linha de pressionar a autoridade monetária por juros mais baixos.

Dólar

O dólar fechou em alta (+0,51% a R$ 5,17), em dia de valorização da moeda americana contra as demais divisas, sob a leitura de que pode ser que o BC americano tenha que estender o ciclo de juros mais altos para frear a economia, indo na contramão do que o mercado precificava até a última sexta-feira.

Além disso, as falas de Lula também pesam contra a nossa moeda, dado que a independência do BC foi um fator que deu credibilidade à nossa autoridade monetária e voltar atrás, anularia esse goodwill criado com o mercado.

Curva de juros

A curva de juros apresentou fechamento nas taxas, após ter negociado em alta na parte da manhã. O movimento parece ter sido puramente técnico, dado que houve pouca novidade na agenda.

Lá fora, os juros operaram em alta, refletindo o dado de emprego acima da expectativa.

Por aqui, houve piora nas expectativas inflação mais uma vez, mas esses fatores não foram capazes de impedir queda nas taxas de juros.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.

Post anterior

Próximo post