Minuto Oby

Ibovespa encerra a semana em queda, seguindo a cautela observada no mercado externo

Ibovespa encerra a semana em queda, seguindo a cautela observada no mercado externo
  • Publicado em 17 de fevereiro de 2023

O Ibovespa fechou em queda (-0,70% aos 109,2 mil pontos), seguindo a cautela observada no mercado externo.

A sessão foi a última antes do Carnaval e na segunda-feira também há feriado nos EUA, o que enfraqueceu o volume negociado por aqui.

Não houve sinais setoriais mais claros, apesar de um dia majoritariamente positivo para as utilities. Do lado negativo, as produtoras de commodities e as empresas de consumo doméstico tiveram as piores performances.

Dólar

O dólar fechou em queda (-0,96% aos R$ 5,16), em dia de valorização de moedas pares do real frente à divisa americana.

No campo político, o desenrolar das declarações na tarde de ontem acabou sendo mais positivo do que o esperado, com sinais de trégua das declarações polêmicas de integrantes da base do governo contra Roberto Campos, além de uma postura positiva de Haddad em direção à manutenção da meta de inflação, adicionado à expectativa de um arcabouço fiscal tecnicamente robusto.

Curva de juros

A curva de juros teve fechamento misto, com abertura de taxas nos vértices mais curtos e queda nos vencimentos intermediários e longos.

Com noticiário político e econômico esvaziado nessa sexta-feira, houve espaço para que o ambiente externo influenciasse as cotações, onde se viu queda nas treasuries sob receios do mercado de que a postura dura do FED poderá levar a economia americana para uma recessão. Com isso, houve espaço para devolução dos prêmios na curva brasileira.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.