Análises Minuto Oby

Ibovespa fecha agosto com alta de 6,16%

Ibovespa fecha agosto com alta de 6,16%
  • Publicado em 31 de agosto de 2022

 

O Ibovespa fechou em queda (-0,82% aos 109.500 pontos), em continuação ao mal humor que tem sido observado no mercado internacional nas últimas semanas.

A abertura foi mais otimista, mas logo a referência da B3 mudou a direção e devolveu os ganhos.

Os índices em NY acumularam queda superior a -4% no mês, sob a tensão do aperto monetário que tem sido realizado pelo FED.

Por aqui, agosto foi positivo (+6,16%), dando sequência ao rali que se iniciou em meados de julho e ganho força após o entendimento do mercado de fim de ciclo de alta de juros.

Dólar

O dólar fechou em alta mais firme (+1,73% @ R$ 5,20), em mais uma sessão de desvalorização de moedas de emergentes contra o dólar, movimento apoiado pela queda das commodities no mercado internacional.

A narrativa de desaceleração global foi dominante no dia de hoje, o que acabou por tirar risco do mercado de FX. Com a aproximação das eleições, podemos ter dias de volatilidade mais forte à frente.

Curva de juros

A curva de juros apresentou fechamento de taxas, apoiados pelo movimento de queda das commodities, além do dado de criação de empregos levemente abaixo do esperado.

Apesar disso, a PNAD mostrou o menor número de desempregados desde o final de 2015. Outro ponto que apoiou a queda foi o ajuste do mercado às expectativas de inflação, que seguem baixas para os próximos meses.

 

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.

Post anterior

Próximo post