Análises Minuto Oby

Ibovespa fecha em leve alta, descolando do exterior

Ibovespa fecha em leve alta, descolando do exterior
  • Publicado em 21 de março de 2023

O Ibovespa fechou em leve alta (+0,07% aos 101.00 pontos), novamente se descolando do exterior, onde as declarações da secretária do Tesouro americano garantindo apoio ao sistema financeiro renovou os ânimos dos operadores, o que levou ao fechamento positivo das bolsas em NY.

As discussões em torno do arcabouço fiscal agiram contra a bolsa nessa terça-feira, com rumores de que a qualidade da regra está em risco com algumas demandas feitas por Lula e interlocutores próximos ao presidente.

Dólar

O dólar fechou em alta (+0,03% a R$ 5,25), em dia de comportamento misto da divisa americana frente às demais moedas.

Em dia de alta na precificação das commodities, o peso mexicano e chileno, pares próximos do real, tiveram alta mais relevante contra o dólar.

Os operadores observam atentos ao desenrolar das discussões em torno da regra fiscal, que tem dividido os técnicos da Fazenda contra a ala ideológica do governo.

Assim como no caso da bolsa, o assunto parece ter impedido uma melhor performance do real nessa terça-feira.

Curva de juros

A curva de juros teve mais um dia próximo da estabilidade, mas contou com viés de alta nos vértices mais longos, trazendo de volta o fator de risco fiscal para a precificação, uma vez que rumores indicam que o governo gostaria de deixar de fora da nova regra fiscal os gastos com saúde, educação e infraestrutura.

Amanhã haverá decisão de taxas de juros no Brasil e nos EUA. O mercado aguarda por um posicionamento do BCB em relação a um eventual ciclo de cortes, mas a ausência de um arcabouço fiscal formalmente apresentado pode retardar essa ação.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.