Análises Minuto Oby

Ibovespa fecha em alta após falas positivas de Haddad

Ibovespa fecha em alta após falas positivas de Haddad
  • Publicado em 15 de fevereiro de 2023

O Ibovespa fechou em alta (+1,62% a 109,6k pontos), tendo como pano de fundo um ambiente mais otimista com a política econômica brasileira, após sinalizações positivas de Fernando Haddad em evento do BTG.

Com isso, as ações com maior exposição à economia brasileira tiveram as melhores performances do dia, alinhadas à queda do juro longo como efeito das declarações do ministro.

As produtoras de commodities e os bancos também tiveram bom desempenho, ajudando a compor a valorização do índice.

Dólar

O dólar fechou em alta (+0,41% a R$ 5,22), na contramão dos demais ativos de riscos no país.

O mercado de câmbio teve como pano de fundo um dia mais forte da divisa americana frente às demais moedas, com receio dos operadores de que os dados fortes da economia americana, aliado a uma leitura de inflação levemente acima do esperado nos EUA, forcem o FED a de fato deixar o juros mais altos por mais tempo, sinalização que inclusive o próprio BC americano tem dado em seus comunicados.

Curva de juros

A curva de juros fechou em queda ao longo de todos os vértices, refletindo a sinalização de Fernando Haddad de que qualquer mudança na meta de inflação não será discutida na reunião do CMN marcada para amanhã.

O ministro também prometeu entregar a proposta para o novo arcabouço fiscal em março, um mês antes do esperado.

Com isso, o mercado voltou a precificar cortes de juros já no primeiro semestre do ano.

É possível que com a sinalização de responsabilidade fiscal do governo de modo mais concreto, as expectativas de inflação convirjam para a meta e dê espaço para que o BC execute cortes na Selic.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.