Análises Minuto Oby

Ibovespa fecha em alta de 0,31%; dólar cai 0,75%

Ibovespa fecha em alta de 0,31%; dólar cai 0,75%
  • Publicado em 10 de maio de 2023

O Ibovespa fechou em alta (+0,31% aos 107.400 pontos), em dia de alta das bolsas americanas, com leitura do CPI dentro do esperado, levando a menor probabilidade de que o FED tenha de aumentar o tom nas comunicações sobre o próximo movimento de taxa de juros.

Com esse ambiente marginalmente melhor no exterior, as empresas brasileiras tiveram boa performance, com educacionais puxando a fila e bancos com mais um pregão de recuperação.

Do lado negativo estiveram as produtoras de commodities metálicas, refletindo o ambiente mais adverso para o minério de ferro e para o aço na China.

O dólar fechou em queda (-0,75% a R$ 4,95), em dia de sinal majoritariamente negativo da moeda americana no exterior.

As leitura dentro do esperado do CPI, sem surpresas negativas, fez com que a aposta de que o FED de fato tenha encerrado o ciclo de alta de juros e poderá começar a pensar em cortes ganhasse mais força.

Com isso, os operadores puderam buscar ativos de riscos ao redor do mundo, fortalecendo as demais divisas.

A curva de juros fechou com queda nas taxas ao longo de praticamente todos os vértices, devolvendo parte dos ganhos acumulados nos últimos dias, em reflexo da indicação de Gabriel Galípolo ao cargo de diretor no Banco Central.

As declarações dele tem sido vistas como marginalmente positivas, o que ajudou a acalmar os ânimos do mercado nessa quarta-feira. O sinal dos juros americanos também influenciou a direção da renda fixa no Brasil hoje, com queda na curva de treasuries, com o mercado tentando acertar o timing do início do ciclo de corte de juros nos EUA.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.