Análises Minuto Oby

Ibovespa fecha em alta de 0,80%, dando sequência à recuperação de sexta

Ibovespa fecha em alta de 0,80%, dando sequência à recuperação de sexta
  • Publicado em 6 de março de 2023

O Ibovespa fechou em alta (+0,80% aos 104.700 pontos), dando sequência à recuperação observada na última sexta-feira.

No exterior, o dia foi misto para as bolsas americanas, em pregão de cautela por parte dos operadores com olho no panorama macro.

Por aqui, as empresas ligadas ao ciclo doméstico e os bancos tiveram as maiores altas, enquanto que as produtoras de commodities sofreram, reagindo à previsão de crescimento anunciada pela China, abaixo do esperado pelo mercado.

Dólar

O dólar fechou em queda (-0,58% a R$ 5,17), indo na contramão do que foi observado no exterior, onde o dólar teve performance majoritariamente positiva contra pares do real, dado a valorização do juro americano, além de um panorama pior do que o esperado em relação ao crescimento chinês.

A alta da nossa moeda pode ser atribuída ao fluxo de investidores estrangeiros, além de desmonte de posição vendidas na moeda.

Curva de juros

A curva de juros fechou o dia com queda nas taxas, resistindo ao viés de alta vindo do exterior. O mercado assimilou bem as declarações de Fernando Haddad de que o presidente do Banco Central está participando das discussões para a escolha de dois diretores que passarão a fazer parte da autoridade monetária.

Além disso, estamos cada vez mais próximos da apresentação da nova regra fiscal por parte do Ministério da Fazenda ao presidente Lula, plano que o mercado aguarda ansiosamente.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.