Análises Minuto Oby

Ibovespa fecha em alta de 2,19%; dólar cai 1,85%

Ibovespa fecha em alta de 2,19%; dólar cai 1,85%
  • Publicado em 5 de janeiro de 2023

O Ibovespa fechou em alta (+2,19% aos 107.600 pontos), em movimento de recuperação após ter os dois primeiros pregões do ano bem negativos.

O dia contou com performance forte dos grandes pesos do índice, como Petrobras, Vale e bancos, além dos cíclicos domésticos, que tiveram um dia de valorização expressiva, apoiados em no movimento de queda dos juros futuros, com o qual guardam maior correlação.

Dólar

O dólar fechou em queda (-1,85% a R$ 5,35), após a melhora do ambiente político, com o que tem se chamado de “freio de arrumação”, que seria uma correção da postura “exagerada” de algumas alas do governo em relação a medidas do último mandato que poderiam ser revogadas, além de novas propostas.

Com uma melhor comunicação dos interlocutores de Lula, houve espaço para que o real voltasse a se valorizar contra a moeda americana.

Curva de juros

A curva de juros fechou em queda, com os mesmos drivers do câmbio, usufruindo de um ambiente politicamente mais favorável para devolver parte dos prêmios acumulados no início da semana.

A precificação volta a indicar queda de taxas de juros ao longo de 2023, dado que a pressão inflacionária parece estar mais controlada.

O Banco Central prestará atenção às políticas fiscais e parafiscais e a forma com que elas influenciarão as expectativas para decidir sobre início do ciclo de queda da Selic.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.