Análises Minuto Oby Notícias

Ibovespa fecha em alta no primeiro pregão após Lula eleito

Ibovespa fecha em alta no primeiro pregão após Lula eleito
  • Publicado em 31 de outubro de 2022

O Ibovespa fechou em alta (+1,31% aos 116.000 pontos), ao contrário do que muitos esperavam no primeiro pregão após a eleição de Lula como presidente a partir de 2023.

A ideia de que Jair Bolsonaro caminha para reconhecer o resultado das urnas e de que Geraldo Alckmin pode comandar a transição de governo, tirou o risco de cauda e deu espaço para que os papéis ligados ao ciclo doméstico tivessem bom desempenho em bolsa.

Por outro lado, Petrobras (-8,5%) e Banco do Brasil (-4,6%) de fato lideraram as perdas do índice sob os temores de intervenção do estado na gestão da empresa.

Dólar

O dólar fechou em queda forte (-2,54% a R$ 5,17), em dia de desmonte de posições vendidas em real e entrada de fluxo de investidores estrangeiros.

O principal driver parece ser a diminuição do risco institucional, com respeito ao resultado das urnas.

O resultado das moedas no exterior mostrou um cenário diferente, com o dólar avançando frente aos pares desenvolvidos e emergentes.

Curva de juros

A curva de juros terminou o dia com fechamento de taxas, principalmente nos vértices intermediários e longos, sob a expectativa do comando de Alckmin na transição de governo, o que aumentaria as chances de um nome com bom diálogo com o mercado no Ministério da Fazenda.

A diminuição do risco institucional também parece fazer preços sobre as taxas.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.