Análises Minuto Oby

Ibovespa fecha em alta puxado pelos ativos ligados à economia doméstica

Ibovespa fecha em alta puxado pelos ativos ligados à economia doméstica
  • Publicado em 28 de dezembro de 2022

O Ibovespa fechou em alta (+1,53% aos 110,2 mil pontos), puxado pelos ativos ligados à economia doméstica, na volta de um movimento de alta após ter os dois primeiros pregões da semana em correção.

A alta só não foi maior por conta de Petrobras e Vale, que tiveram uma quarta-feira negativa, após terem sido o motor do Ibovespa nos últimos dias.

Dólar

O dólar fechou em queda (-0,60% a R$ 5,26) em sessão de pouca liquidez.

O movimento foi uma correção da alta observada nos primeiros pregões da semana.

A notícia de que os impostos federais voltarão a ser cobrados sobre o preço da gasolina é um alívio para o fiscal, que já terá um ano desafiador em 2023 e parece ter sido bem recebida pela mercado.

Curva de juros

A curva de juros voltou a ter queda nas taxas após dois pregões de alta.

A melhora do panorama fiscal em 2023 com a volta dos impostos nos combustíveis teve maior peso do que o efeito inflacionário dessa medida, o que deu espaço para essa queda nas taxas.

Além disso, a oficialização de Tebet no Min. do Planejamento é uma notícia positiva, na margem, já que tem viés mais fiscalista e pode ser a oposição de ideias desenvolvimentistas dentro da cúpula econômica do novo governo.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.