Análises Minuto Oby Notícias

Ibovespa fecha em alta puxado por Vale e Petrobras

Ibovespa fecha em alta puxado por Vale e Petrobras
  • Publicado em 30 de novembro de 2022

O Ibovespa fechou em alta (+1,42% aos 112.500 pontos), em dia com fluxo de notícias positivas no exterior e no cenário interno.

Lá fora, o discurso de Jerome Powell alimentou as expectativas de diminuição no ritmo do aperto monetário, o que levou as bolsas americanas para fechamentos acima de 3%.

Por aqui, Petrobras e Vale tiveram mais um dia forte, influenciando positivamente o índice. Locaweb e CVC lideram as altas, com a queda dos juros futuros como um grande motivador.

Dólar

O dólar fechou em queda (-1,63% a R$ 5,20), tendo acelerado a trajetória de baixa após o discurso de Powell, em movimento coordenado com outras moedas de países exportadoras de commodities ao redor do mundo.

Além do dia positivo no exterior, o mercado também tem pesado de forma positiva a postura do congresso frente ao viés “gastador” do novo governo.

Curva de juros

A curva de juros apresentou mais uma rodada de queda nas taxas, sob o entendimento de que um risco fiscal excessivo, que viria com uma PEC de Transição próxima dos R$200 milhões por quatro anos, está cada vez mais fora do radar.

Apesar de um gasto relevante acima do teto ser quase que dado, a postura do governo eleito em relação às reformas, aliado a um congresso forte e idealista em direção à responsabilidade fiscal, tem melhorado o sentimento do mercado.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.