Análises Minuto Oby

Ibovespa fecha em forte alta de 1,91%

Ibovespa fecha em forte alta de 1,91%
  • Publicado em 22 de setembro de 2022

O Ibovespa fechou em forte alta de 1,91%, aos 114.100 pontos, indo na contramão do que foi observado no resto do mundo, onde as bolsas refletiram a expectativa de condições monetárias mais rígidas e fecharam no negativo.

Por aqui, as educacionais voltaram a ganhar força e fecharam na ponta do índice, que também contou com boas performances das produtoras de commodities e dos bancos.

Do lado negativo, os players de e-commerce e o IRB foram os destaques.

Dólar

O dólar fechou em queda de 1,13% , a R$ 5,11, refletindo um tom mais otimista com os ativos de riscos brasileiros, dada a jornada do BC no combate à inflação já bastante avançada quando comparada a outras economias.

A percepção de risco fiscal também diminuiu desde a aproximação entre Lula e Henrique Meirelles, apesar de o candidato do PT não ter se comprometido com o teto de gastos.

Lá fora, o dólar ganhou valor contra um cesta de moedas de países desenvolvidos, enquanto perdeu frente a alguns emergentes.

Curva de juros

A curva de juros apresentou fechamento de taxas ao longo de todos os vencimentos, principalmente nos intermediários e longos.

O encerramento do ciclo de alta da Selic foi o driver dessa queda, mesmo que o BC tenha mantido cautela, dizendo que poderia retomar as altas caso a desinflação não ocorra conforme o planejado.

Apesar de declarações hawkish dos dirigentes do BC nas últimas semanas e do comunicado ainda duro do Copom ontem a noite, o mercado continua precificando grandes quedas de juros em 2023, a partir da reunião de março.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.