Análises Minuto Oby Notícias

Ibovespa fecha em leva queda em dia de aversão ao risco

Ibovespa fecha em leva queda em dia de aversão ao risco
  • Publicado em 15 de setembro de 2022

O Ibovespa fechou em queda (-0,54% aos 109.900 pontos), com performance melhor do que seus pares em NY, com nova rodada de depreciação das bolsas americanas, refletindo a nova leitura do mercado de que teremos juros altos por mais tempo.

Por aqui, dia muito bom para as produtoras de commodities metálicas, sob a expectativa de novos estímulos econômicos do governo chinês.

Do lado negativo, destaque para as empresas que rodam com nível de alavancagem financeira mais alto, cujos resultados devem ser corroídos pelas despesas financeiras.

Dólar

O dólar fechou em alta (+1,18% aos R$ 5,24), novamente apresentando maior resiliência a essa momento quando comparado aos seus pares, o que pode ser explicado pelo momento de taxa de juros.

Enquanto boa parte do mundo ainda não sabe em qual patamar terá juros estabilizado, por aqui entendemos que estamos em fim de ciclo, com a possibilidade de uma alta residual na próxima semana.

A divisa americana também ganhou valor contra uma cesta de moedas de países desenvolvidos.

Curva de juros

A curva de juros apresentou abertura de taxas ao longo de seus vencimentos, principalmente nos vértices intermediários e longos.

A reprecificação da curva americana, que é soberana e serve de referência a todas as outras no mundo, é um dos fatores que explicar a performance de hoje.

Além disso, o monitor da atividade do BC mostrou aceleração acima da expectativa, o que coloca em dúvida a leitura de que os juros altos já estão impactando a atividade e por isso não mais seriam necessários novos ajustes.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.