Análises Minuto Oby

Ibovespa fecha em leve queda; dólar sobe 0,16%

Ibovespa fecha em leve queda; dólar sobe 0,16%
  • Publicado em 27 de fevereiro de 2023

O Ibovespa fechou em leve queda (-0,08% aos 105.700 pontos), apesar do ambiente externo mais positivo e sinalizações importantes do lado fiscal pelo governo brasileiro.

Os bancos e as empresas ligadas ao ciclo doméstico tiveram pregão ruim e acabaram levando a performance do índice para o patamar negativo, mesmo que Petrobras e as empresas produtoras de commodities metálicas tenham tido um pregão positivo.

Dólar

O dólar fechou em alta (+0,16% a R$ 5,21), em sessão volátil, diante dos drivers de preços que vieram do exterior e do cenário interno, contra ajustes técnicos de posições, com operadores antecipando a rolagem de contratos antes da última ptax do mês.

No exterior, o dólar teve um dia mais fraco contra os pares desenvolvidos e emergentes, o que deixa a performance do real ainda pior em termos relativos.

Curva de juros

A curva de juros fechou em queda ao longo de todos os vértices, com a solução do problema em torno da volta dos impostos federais nos combustíveis.

Apesar de rumores de que a reoneração seria trancheada, a decisão foi de retomar integralmente a cobrança, o que o mercado enxerga como uma vitória para o Ministério da Fazenda em busca de pragmatismo fiscal.

Com a melhora do sentimento, os vencimentos mais longos tiveram bastante espaço para devolução de prêmios.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.