Análises Minuto Oby

Ibovespa fecha em queda, alinhado aos índices de Nova York

Ibovespa fecha em queda, alinhado aos índices de Nova York
  • Publicado em 13 de março de 2023

O Ibovespa fechou em queda (-0,48% aos 103.100 pontos), tendo performance fraca e alinhada aos índices de Nova York.

Por aqui, as commodities e bancos figuraram em sua maioria no campo negativo, em cenário de aversão a riscos, com muitos operadores ponderando a possibilidade de reação em cadeia após problemas em um banco americano, o que poderia pesar sobre o crescimento global.

O ponto positivo do pregão ficou por parte das empresas ligadas ao consumo doméstico, em rali correlacionado à queda dos juros futuros.

Dólar

O dólar fechou em alta (+1,16% a R$ 5,27), maior fechamento em mais de um mês, em dia de valorização da divisa americana contra emergentes pares do real.

O pregão foi de aversão a riscos enquanto o mercado digere os acontecimentos recentes envolvendo a insolvência do Silicon Valley Bank e a rápida ação das autoridades americanas para estancar os problema.

O cenário inspira cautela e o mercado se posicionou dessa forma na volta do final de semana.

Curva de juros

A curva de juros fechou em forte queda ao longo de todos os vértices, sendo esse o mercado que foi beneficiado nessa segunda-feira, com aumento das apostas de que em breve poderemos ter cortes de juros na economia americana.

Com um ambiente externo mais alinhado à quedas de nas taxas e com a leitura do mercado que o BC poderia adiantar o início do nosso ciclo de baixa já em maio, a curva teve espaço para devolução de prêmios acumulados.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.