Análises Minuto Oby Notícias

Ibovespa fecha em queda de 0,65%; dólar sobe 1,30%

Ibovespa fecha em queda de 0,65%; dólar sobe 1,30%
  • Publicado em 22 de novembro de 2022

O Ibovespa fechou em queda (-0,65% aos 109.000 pontos), contrariando o movimento observado no exterior, onde houve busca pelo risco e as bolsas americanas tiveram fechamentos positivos.

Por aqui, a indecisão e o consequente risco que a PEC de Transição apresenta ao mercado pressionou as cotações, principalmente dos papéis ligados à economia doméstica.

As exportadoras se recuperaram do pregão ruim de ontem e lideraram as altas do índice.

Dólar

O dólar fechou em alta mais forte (+1,30% a R$ 5,38), em mais um pregão de sinal contrário ao que foi observado no mercado exterior, onde a moeda americana apresentou queda frente a boa parte dos pares, na busca do mercado pelo risco nessa terça-feira.

O aumento do ruído político, com o pedido do PL ao TSE para que ocorra uma verificação extraordinária em algumas urnas eleitorais, também atuou como um formador de preços para a divisa.

Curva de juros

Após o alívio de ontem, a curva de juros voltou a ter abertura de taxas ao longo dos vencimentos intermediários e longos, com o mercado voltando a pesar o risco fiscal que a PEC de Transição nos impõe.

Embora poucas novidades tenham surgido sobre o assunto, a falta de visibilidade para uma resolução do problema é justamente o que tem pressionado a cotação dos ativos de riscos brasileiros.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.

Post anterior

Próximo post