Minuto Oby

Ibovespa fecha em queda e dólar tem alta

Ibovespa fecha em queda e dólar tem alta
  • Publicado em 30 de maio de 2023

Ibovespa fecha em queda, curva de juros com comportamento misto e dólar tem alta . Confira o fechamento de mercado no Minuto Oby desta terça-feira, 30.

O Ibovespa fechou em queda (-1,24% aos 109k pontos), em linha com a fraca performance dos mercados emergentes nesse início de semana, enquanto os investidores aguardam por uma retomada mais contundente da economia chinesa.

Assim, tivemos mais um dia fraco para produtoras de commodities metálicas e petroleiras. Além disso, com exceção de algumas altas pontuais, cíclicos domésticos também fecharam no negativo nessa terça-feria, contribuindo para a queda da referência.

Dólar tem alta

O dólar fechou em alta (+0,60% a R$ 5,04), em nova rodada de deterioração das moedas de países emergentes contra a divisa americana.

Com dúvidas em relação à economia chinesa causando queda no preço das principais commodities globais, a expectativa de entrada de recursos estrangeiros através do mercado de bens diminui, levando a pressão vendedora no câmbio de emergentes.

Por isso, depois de algumas semanas em que o dólar caiu contra esse bloco, há espaço para a correção de alguns exageros no movimento.

Curva de juros

A curva de juros teve comportamento misto, com abertura no trecho mais longo e queda nos vencimentos curtos, em movimento de inclinação.

Diante de uma leitura bastante fraca do IGP-M, o mercado ganha cada vez mais confiança na tendência de desinflação, leitura essa que o Banco Central também já começa a ter. Na última semana essas expectativas já foram embutidas nos preços, com queima relevante de prêmios ao longo da curva.

Assim como nos demais ativos de riscos, parece haver algum espaço para correção de rota em alguns trechos da curva.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.