Análises Minuto Oby

Ibovespa fecha em queda, em dia de aversão a risco global

Ibovespa fecha em queda, em dia de aversão a risco global
  • Publicado em 3 de fevereiro de 2023

O Ibovespa fechou em queda (-1,47% aos 108.500 pontos), em dia de aversão a risco global, movimento exacerbado no Brasil com o cenário interno conturbado, fruto das declarações de Lula contra o BC independente.

O dia foi salvo pelas produtoras de commodities, que tiveram pregão majoritariamente positivo, em parte por conta da alta das matérias primas no exterior, mas também por conta do câmbio.

Dólar

O dólar fechou em alta (+2,03% a R$ 5,15), em pregão forte da moeda americana ao redor do mundo, após dados de emprego bem acima do esperado colocar em dúvida a narrativa de arrefecimento da inflação.

Com isso, o mercado volta a se questionar sobre a real possibilidade de cortes de juros nos EUA ainda em 2023, o que colocou pressão praticamente todos os ativos de risco nessa sexta-feira.

Curva de juros

A curva de juros teve forte abertura das taxas, refletindo as falas do presidente Lula contra o BC independente e a favor da mudança da meta de inflação, além do sentimento de aversão a risco nos mercados globais.

Dado o balanço de riscos e a sequência de piora nas expectativas medidas pelo relatório Focus às segundas-feiras, o mercado preferiu passar o final de semana menos posicionado nos juros brasileiros.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.