Análises Minuto Oby Notícias

Ibovespa fecha em queda na contramão do exterior

Ibovespa fecha em queda na contramão do exterior
  • Publicado em 8 de dezembro de 2022

O Ibovespa fechou em queda (-1,67% aos 107.200 pontos), indo na contramão dos ativos internacionais, que fecharam majoritariamente no campo positivo.

Por aqui, a PEC de Transição segue em discussão no Câmara após ser aprovada no Senado, mas já se cria o consenso de que o valor será um pouco acima do que o mercado gostaria.

Com isso, os ativos ligados à economia doméstica tiveram uma performance ruim. As empresas de commodities tiveram uma performance mais positiva.

Dólar

O dólar fechou em alta (+0,20% a R$ 5,22), com o desenrolar da situação fiscal do país com principal pano de fundo.

Ao contrário do que se esperava, a PEC não foi desidratada no Senado e agora segue para discussão para a Câmara. A favor do real, pesa a expectativa de que teremos juros altos por mais tempo, o que torna o carry-trade atrativo para os investidores e serve como um suporte para a moeda.

Curva de juros

A curva de juros fechou com viés de alta, principalmente nos vértices mais longos, com constituição de prêmios de riscos, principalmente ligados ao fiscal.

A pressão nas taxas ocorreu logo na abertura dos negócios, refletindo a aprovação no Senado. Ao longo do dia, as cotações foram arrefecendo mas o movimento não foi capaz de apagar a alta do pregão.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.