Análises Minuto Oby

Ibovespa fecha no menor patamar desde o início de agosto

Ibovespa fecha no menor patamar desde o início de agosto
  • Publicado em 15 de março de 2023

O Ibovespa fechou em queda (-0,25% aos 102.700 pontos), menor patamar de fechamento desde o início de agosto.

Com dados mais fracos na China, as commodities tiveram um dia muito ruim, o que afetou a cotação das empresas produtoras de matérias-primas aqui no Brasil e foi o principal fator que levou à queda do índice.

A aversão a riscos ao redor do mundo, com operadores de olho na solidez do sistema financeiro, também tem pesado sobre as bolsas ao redor do mundo.

Dólar

O dólar fechou em alta (+0,70% a R$ 5,29), que chegou a flertar com patamares ainda mais altos no início da sessão.

Estamos observando um movimento de flight to quality, quando os recursos saem de moedas de países com maior prêmio de riscos e procuram um lugar seguro na principal moeda do mundo, mesmo que isso signifique menor rentabilidade.

Apesar da queda mais contundente na semana, a performance do real ainda está acima da de outros pares emergentes.

Curva de juros

A curva de juros teve pregão de fechamento de taxas, seguindo o ajuste negativo que observamos em diversos mercados de renda fixa ao redor do mundo nessa quarta-feira.

Nos EUA, em algum momento da sessão, as apostas de que o FED iria manter a taxa de juros inalterada na próxima reunião chegaram a ser majoritárias, mas no final do dia, prevaleceu a ideia de que um ajuste de 25bps será realizado.

Por aqui, com poucas novidades na frente política, as taxas tiveram dia de alívio, com precificação de cortes de 250bps ao longo do ciclo na Selic.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.